Seguindo o que combinamos encaminho o material para estudo e confecção das apresentações em grupo que vocês farão no dia 19/04/2017.
Publico o programa de curso novamente, porque eles serão os tópicos que vocês podem utilizar como tema de pesquisa para composição de suas reflexões. Na pesquisa, que poderá ser publicada em formato digital, cartazes ou dinâmicas vocês podem trabalhar com tópicos, como farei com os autores que publicarei em nosso encontro.
- Programa de curso para escolha dos tópicos
a) Adequações que o convívio social nos exige
b) A transmissão e a construção que a vida social proporciona
c) O que é estar na moda?
d) Postura, comportamentos esperados e autorregulação
e) Curiosidades em comportamentos de outras sociedades
f) Nossa visão de ações pertinentes, inconvenientes e resilientes
g) A comunicação verbal e não verbal em relação ao processo de comunicação com os pares nas escolas
h) Hierarquia das necessidades humanas (MASLOW, 1970)
i) Reflexões sobre projetos de vida (PÉREZ GÓMEZ, 2015)
j) Habilidades e competências para o século XXI (DEMO, 2012)
Abaixo vocês encontrarão um breve relato de sugestões que podem auxiliá-los no caminho de pesquisa.
a) Adequações que o convívio social nos exige
- Sugiro que pesquisem sobre as vestimentas adequadas, ou seja, como avaliamos o que é adequado aos ambientes que frequentamos. A utilização da norma culta como forma de boa educação. A apresentação pessoal, os horários e outros aspectos que nos permitem viver em sociedade.
b) A transmissão e a construção que a vida social proporciona
- Transmissão de cultura, conhecimento, interação e modificação deste meio por nós mesmos, isso quer dizer que tanto a cultura nos transforma como nós transformamos a cultura. Pesquisem sobre os processos de humanização e sobre a teoria histórico-crítica em relação ao desenvolvimento humano.
c) O que é estar na moda?
- Como saber qual é o comportamento, a roupa, o penteado, a maquilagem entre outros artefatos que compõem nossas características de identidade? Este assunto converge com o item "a", mas explorem com exemplos de adequação e inadequação, para trocarmos em nossa reunião.
d) Postura, comportamentos esperados e autorregulação
- Postura em relação ao grau de equilíbrio, pois alguns teóricos que podem encontrar na pesquisa afirmam que o comportamento agressivo pode ser sinal de imaturidade, mas o comportamento passivo ao extremo também pode afetar o desenvolvimento dos objetivos. O que é autorregulação?
Por exemplo: tragam casos de bom comportamento e atitudes adequadas no ambiente de trabalho que vocês vivenciam.
e) Curiosidades em comportamentos de outras sociedades
- Levantar exemplos curiosos de sociedades diferentes em relação ao comportamento para discutirmos sobre o ponto de vista ético e moral.
f) Nossa visão de ações pertinentes, inconvenientes e resilientes
- Preparar exemplos de ações pertinentes, inconvenientes e resilientes, bem como a epistemologia destes termos. Discutiremos a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, e se isso é possível realmente.
g) A comunicação verbal e não verbal em relação ao processo de comunicação com os pares nas escolas
- Como ocorrem estes processos de comunicação e como se dão seus ruídos? Quais habilidades precisamos desenvolver para causar menos ruídos nestes processos de comunicação? O que ocorre quando há ruídos?
h) Hierarquia das necessidades humanas (MASLOW, 1970)
i) Reflexões sobre projetos de vida (PÉREZ GÓMEZ, 2015)
j) Habilidades e competências para o século XXI (DEMO, 2012)
- Estes três itens eu levarei para discutirmos, com todas as teorias em contexto com nosso curso.
Cada apresentação ocorrerá em dez (10) minutos no máximo, desta forma solicito que preparem no tempo adequado e caso o resultado da pesquisa seja extenso, por favor, preparem uma forma de entregar aos colegas o conteúdo para estudarem posteriormente.
Obrigado pelo momento de estudo colaborativo. Se necessitarem de algo, por favor, escrevam nos comentários.
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