Referências Bibliográficas


Referências dispostas por datas de discussões em sala:

05/10
AEBLI, H. Didática psicológica: aplicação à didática da psicologia de Jean Piaget. Companhia Editora Nacional. São Paulo, 1971.

PIAGET, J. Tradução: AMORIM, M & SILVA, P. Seis estudos de psicologia. 24ª Edição. Editora Forense Universitária. Rio de Janeiro, 1999.
Link: https://miniteia.files.wordpress.com/2015/04/piaget-jean-seis-estudos-de-psicologia.pdf

Sem Autor. B. F. Skinner: O cientista do comportamento e do aprendizado. Revista Nova Escola. Pg. 34 a 36. Editora Abril.Coleção Grandes Pensadores. São Paulo, s.d. 

Sem Autor. Carl Rogers: Um psicológo a serviço do aluno. Revista Nova Escola. Pg. 61 a 63. Editora Abril.Coleção Grandes Pensadores. São Paulo, s.d. 

Sem Autor. Célestin Freinet: O mestre do trabalho e do bom senso. Revista Nova Escola. Pg. 52 a 54. Editora Abril.Coleção Grandes Pensadores. São Paulo, s.d. 

Sem Autor. Émile Durkhein: O criador da sociologia da educação. Revista Nova Escola. Pg. 28 a 30. Editora Abril.Coleção Grandes Pensadores. São Paulo, s.d. 

Sem Autor. Michel Foucault: Um critico da instrução escolar. Revista Nova Escola. Pg. 58 a 60. Editora Abril.Coleção Grandes Pensadores. São Paulo, s.d. 

Sem Autor. Friedrich Froebel: O educador das crianças pequenas. Revista Nova Escola. Pg. 37 a 39 Editora Abril.Coleção Grandes Pensadores. São Paulo, s.d. 

Sem Autor. Howard Gardner. O cientista das inteligências múltiplas. Revista Nova Escola. Pg. 64 a 66. Editora Abril.Coleção Grandes Pensadores. São Paulo, s.d. 

Sem Autor. John Dewey. O pensador que levou a prática para a escola. Revista Nova Escola. Pg. 25 a 27. Editora Abril.Coleção Grandes Pensadores. São Paulo, s.d. 

Sem Autor. Hannah Arendt. Uma voz de apoio à autoridade do professor. Revista Nova Escola. Pg. 67 a 69. Editora Abril.Coleção Grandes Pensadores. São Paulo, s.d. 

05/10  - Levantamento das Competências Docentes (LCD)


BRASIL. Lei 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L9394.htm
BRASIL. MEC/CNE. Parecer 009/2002 e Resolução CNE/CP 01/2002, que institui as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, em cursos de nível superior. Brasília, 2002.
BRASIL/CNE. Resolução CNE/CP no. 1. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, 2006.
DIAS, Rosanne E.; LOPES, Alice C. Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo. In: Educação & sociedade. Campinas. vol. 24, n° 85, p. 1155-1177, 2003.

*Instrumental elaborado por Rogério Carvalho – Assessor Pedagógico (uso permitido desde que citada a fonte – 07/2014).

05/10 - Levantamento das Preferências Perceptuais em Estilos de Aprendizagem (MPA)
Instrumento de Estilos de Aprendizagem C.I.T.E.,  Centro de Ensino Murdoch, Wichita, Kansas 67208.
MAZUROSKI Jr., A.; AMATO, L. J. D.; JASINSKI, L.; SAITO, M. Variação nos estilos de aprendizagem: investigando as diferenças individuais na sala de aula . ReVEL . Vol. 6, n. 11, agosto de 2008. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].

10/10 - Professor do Século XXI 

CAVACO, M. H. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In NÓVOA, A. (ed.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991. p.155-191.

___. Ser professor em Portugal. Lisboa: Editorial Teorema, 1993.

ESTEVE, J. M. O mal-estar docente. Lisboa: Escher, 1992.

___. Los profesores ante el cambio social. Barcelona: Anthropos, 1995.


HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In NÓVOA. A. (ed.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992. p.31- 61.








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