Gestores e Assessores Pedagógicos em momento final da interação: fechamento da proposta
A interação construtiva prevê três momentos de reflexões: a) momento da explanação de opinião; b) momento de discussão em grupo para confecção de uma proposta; c) momento em equipe (todos) para fechamento de única proposta que represente o grupo.
A proposta final para nossos estudos sobre formação de professores para a Rede Municipal de Ensino de Porangaba ficou pautada nos seguintes pontos:
1. Atender a realidade local
2. Integrar o conhecimento teórico à prática, no contexto histórico, político e social
3. Formação democrática
4. Formação contínua do professor
5. Explorar outras realidades (conhecimento de mundo)
6. Aulas-passeio (investigação de outras realidades)
7. Pesquisa e prática (critica-reflexiva)
8. Legislação
A base destas reflexões nos servirá para composição dos momentos de estudo: de gestores em reuniões mensais e dos professores com reuniões nos momentos de estudo previstos no calendário escolar, desta forma agendamos o dia 25/04/2017 para o próximo encontro de gestores e dia 30/06/2017 para um dia de novos estudos com os professores.
Os professores solicitaram algumas temáticas para estudo que serão respeitadas seguindo a premissa prevista no item 3 de nossa proposta: formação democrática. Partiremos dos assuntos que eles desejam como ponto de estudo.
a) Inclusão
b) Comprometimento da família em relação ao estudo da criança: participação
c) Indisciplina
d) Cursos específicos por área e especialidade de atuação
e) Momentos de estudo dentro e fora do município para terem contato com outras realidades
f) Os núcleos familiares contemporâneos e suas implicações de mudanças no contexto escolar
g) Estudar casos de práticas de sucesso
h) Valorização profissional
Os assuntos serão apurados pelos gestores da rede, juntos aos professores, e eles informarão os assessores pedagógicos, para que enviem profissionais especializados nos assuntos elegidos para o dia de estudo em 30/06/2017. Construiremos um roteiro de sistematização dentro de cada temática para proporcionar ao professor/assessor um campo de pesquisa e de construção da prática no momento do estudo, e para apresentar proposta de momentos de ampliação com estudos coletivos e bibliografia para pesquisa.
O programa de estudo coletivo entre gestores e assessores seguirá um roteiro de construção colaborativa para alinhamento dos pontos de interesse da equipe em relação ao indicado pelo professor/assessor,
A proposta de construção deste curso, além de colaborativa, pretende respeitar os tempos e as necessidades de adequação em cada fase. Os objetivos partem da necessidade de formação continuada conduzida pelos gestores na escola nos momentos de estudo com os professores, da necessidade de formação em serviço no dia a dia do fazer pedagógico entre os atores da escola e da necessidade de estudo específico que atenda aos gestores.
O curso procurará atender aos oito itens elencados pelos gestores e aos itens elencados pelos professores com propostas de ampliação e formação de hábito em relação aos estudos coletivos e colaborativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.