quinta-feira, 13 de julho de 2017

DESIGN THINKING NA CONSTRUÇÃO DE ROTINAS: ATIVIDADES DE 0 A 3 ANOS


Caros, neste módulo utilizaremos a técnica do "design thinking" como forma de incorporar atividades pertinentes ao desenvolvimento da criança na Educação Infantil de 0 a 3 anos, e nos basearemos na abordagem Pikler-Lóczy. 


O problema será o que resolveremos de maneira colaborativa (trabalho coletivo), para isso prepararemos o ambiente como indicado na abordagem que estudaremos. Que tal liberarmos o espaço, sentarmos no chão e nos dividirmos em grupos. No entanto, antes organizaremos os materiais por este espaço: materiais simples e não estruturados de preferência.


Nosso desafio será construir exemplos práticos de atividades que estimulem o desenvolvimento de maneira livre, em ambiente adequado e em todos os tempos da rotina. Ainda, teremos o desafio de contemplar todos os atores do ambiente escolar, de maneira flexível, simples e leve. 


No primeiro momento assistiremos, de maneira livre nos grupos, aos vídeos, abaixo dispostos, com a utilização dos telefones celulares dos senhores. Utilizem a rede wi-fi. Teremos vinte minutos para esta primeira exploração.

 

Território do Brincar - 2015



Ateliê - Arte, Educação e Movimento - 2016

 

La experiencia Pikler-Lóczy - 2013



 Patrícia Gimael em Diálogos 269 - 2015



Faremos um breve diálogo sobre as percepções dos vídeos e o mediador fará uma breve apresentação da teoria e a apresentação das obras dispostas na bibliografia.


Trataremos sobre a concepção de rotina, e dos pontos que são importantes para o desenvolvimento das crianças, e neste contexto, vamos falar dos bebês de como respeitá-los, participa-los das atividades, dos vínculos e do cuidar.


Após a abordagem teórica entraremos na parte de resgate de alguns exemplos da prática que realizam nas escolas, tais regastes, serão úteis durante todo o processo de construção, neste momento e nos momentos de construção das ampliações que apresentaremos mais adiante. 

 

Nas próximas duas horas construiremos para começar a resolver o nosso problema de atividades pertinentes: sempre com a menos interferência possível no movimento da criança!
Pensaremos em como preparar este ambiente livre, leve e provocativo!


Dividiremos os grupos em duas partes, uma parte que irá brincar de preparar ambiente com brinquedos não estruturados e a outra parte que desenhara em técnica de design thinking o primeiro exemplo de nossa rotina e uma mapa de semanário com ajuda do professor.

A melhor parte da brincadeira, vem depois com o ambiente da escola da vida e que faremos nos próximos meses para compartilhar no próximo encontro.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.