Obtivemos quatorze (14) respostas, número considerado baixo contando com a participação de todos os envolvidos. A pesquisa está aberta até 30/06/2017 e podem continuar contribuindo, veja link ao final da apresentação.

Os links são para localização nas lojas, o que poderá ocorrer digitando o nome do app ou utilizando estes endereços de links para pesquisa de aquisição.
Observar o tamanho será sempre importante pois o espaço total do hardware determinará quantos e quais aplicativos podem ser utilizados ao mesmo tempo. Por exemplo, um tablete com 8 GB não comportará inúmeros aplicativos de uma mesma área do conhecimento, será preciso dividir entre as áreas o espaço disponível.
Percebemos o quanto os aplicativos podem atender demandas interdisciplinares em sua utilização, ou ainda, atenderem a construções de mais de uma área ao mesmo tempo e em um único aparelho.
As propagandas nestes casos se apresentaram de maneira comedida, mas sempre teremos que avaliar qual o conteúdo de propaganda pode aparecer durante a utilização do aplicativo nos projetos, pois além de conteúdos impróprios, podem ocorrer aparições constantes de propagandas que impeçam a utilização de maneira adequada.

Cada ficha avaliativa, que pode ser preenchida individualmente ou por toda a equipe pedagógica da escola deve trazer as informações dos testes de usabilidade para informar e contribuir no processo de estudo do aplicativo por outros professores, e da preparação da própria equipe sobre a condução, inclusive com relatos de aplicações já realizadas no ambiente escolar.
Este talvez componha o rol de pontos mais importantes durante os processos de avaliação, pois contribui com a troca de ideias de condução, ou seja, como aplicou-se ou se pensa a prática com o recurso (o que, como, quando, onde e por que).
Outro ponto, que como o anterior, contribui para a troca de ideias e embasamentos para o uso do aplicativo no contexto do curso, o qual já sabemos que só é valido se atender ao momento da sequência temática.
Neste caso, os melhores são os aplicativos gratuitos, mas caso seja muito interessante a aquisição de um aplicativo pago a equipe poderá decidir com orientação da gestão.
O ideal é que a liberação seja integral, sempre pensando na questão de investimento, no entanto vale a avaliação de investimento por parte da equipe pedagógica e da gestão de recursos.
Parte fundamental da utilização será provavelmente a troca e publicação dos produtos das construções dos alunos, como trabalhamos com contextos de aplicativos de conteúdo, de produção e de publicação será necessária a avaliação da função que o aplicativo terá como recurso na condução da sequência, projeto ou curso.
Muito interessante é observar a gama de possibilidades de aplicação oferecida, além da possibilidade de utilização em contextos híbridos.
Quando houver funcionamento obrigatoriamente "online" o recurso de rede de internet deve ser checado na escola, inclusive quanto a velocidade de vários aparelhos em uso ao mesmo tempo, os quais, farão utilização da mesma rede.
O idioma dependendo do contexto do uso do aplicativo pode ser uma grande oportunidade de utilização real de outra língua em sala de aula, nos momentos de construção em grupo e de ampliação de estudo, No entanto, as utilizações devem respeitar o montante de leitura necessário por faixa etária.
Salvar a produção pode ser um recurso necessário para retomadas e publicações, quando não houver esta possibilidade deve-se levar em contexto a função didática da utilização do aplicativo.
O travamento pode ser um problema durante a aplicação com os alunos, mesmo em momentos de estudo fora do ambiente escola.
O mesmo se confere a velocidade, se não travar e for lento para utilização também pode comprometer a utilização em dinâmicas com os alunos.
A pesquisa ainda está disponível para resposta até o dia 30/06/2017 e vocês poderão contribuir com os demais colegas que realizaram o trabalho:
http://www.survio.com/survey/d/D6W1M5B9Y6A5K8A7L
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.