domingo, 20 de novembro de 2016

Pesquisa sobre avaliação de aplicativos educacionais - resultados

Caros, realizamos o exercício de avaliação dos aplicativos e apresento os resultados de nossa primeira coletânea de possibilidades com aplicativos educacionais. Não há necessidade de ler a pesquisa em ordem de questão, mas refletindo sobre todos os dados.


Obtivemos quatorze (14) respostas, número considerado baixo contando com a participação de todos os envolvidos. A pesquisa está aberta até 30/06/2017 e podem continuar contribuindo, veja link ao final da apresentação.


 Os aplicativos são gratuitos em sua maioria, mas alguns pagos em versões mais completas e outros pagos desde o início da utilização.



Os links são para localização nas lojas, o que poderá ocorrer digitando o nome do app ou utilizando estes endereços de links para pesquisa de aquisição.
Observar o tamanho será sempre importante pois o espaço total do hardware determinará quantos e quais aplicativos podem ser utilizados ao mesmo tempo. Por exemplo, um tablete com 8 GB não comportará inúmeros aplicativos de uma mesma área do conhecimento, será preciso dividir entre as áreas o espaço disponível.


 Alterações na dinâmica são favoráveis para contextualizações com as temáticas e a forma de como o professor pretende construir o desenvolvimento com seus alunos, ou mesmo nos casos onde os alunos têm autonomia para conduzir sua construção com mediação do professor.  Consideraremos os aplicativos que permitem alterações nas dinâmicas como mais produtivos para utilização com fim educacional.


 Percebemos o quanto os aplicativos podem atender demandas interdisciplinares em sua utilização, ou ainda, atenderem a construções de mais de uma área ao mesmo tempo e em um único aparelho.


As propagandas nestes casos se apresentaram de maneira comedida, mas sempre teremos que avaliar qual o conteúdo de propaganda pode aparecer durante a utilização do aplicativo nos projetos, pois além de conteúdos impróprios, podem ocorrer aparições constantes de propagandas que impeçam a utilização de maneira adequada. 

 Cada ficha avaliativa, que pode ser preenchida individualmente ou por toda a equipe pedagógica da escola deve trazer as informações dos testes de usabilidade para informar e contribuir no processo de estudo do aplicativo por outros professores, e da preparação da própria equipe sobre a condução, inclusive com relatos de aplicações já realizadas no ambiente escolar.

 Este talvez componha o rol de pontos mais importantes durante os processos de avaliação, pois contribui com a troca de ideias de condução, ou seja, como aplicou-se ou se pensa a prática com o recurso (o que, como, quando, onde e por que).

 Outro ponto, que como o anterior, contribui para a troca de ideias e embasamentos para o uso do aplicativo no contexto do curso, o qual já sabemos que só é valido se atender ao momento da sequência temática.



Neste caso, os melhores são os aplicativos gratuitos, mas caso seja muito interessante a aquisição de um aplicativo pago a equipe poderá decidir com orientação da gestão.

 O ideal é que a liberação seja integral, sempre pensando na questão de investimento, no entanto vale a avaliação de investimento por parte da equipe pedagógica e da gestão de recursos.


Parte fundamental da utilização será provavelmente a troca e publicação dos produtos das construções dos alunos, como trabalhamos com contextos de aplicativos de conteúdo, de produção e de publicação será necessária a avaliação da função que o aplicativo terá como recurso na condução da sequência, projeto ou curso.

 Muito interessante é observar a gama de possibilidades de aplicação oferecida, além da possibilidade de utilização em contextos híbridos.
 Quando houver funcionamento obrigatoriamente "online" o recurso de rede de internet deve ser checado na escola, inclusive quanto a velocidade de vários aparelhos em uso ao mesmo tempo, os quais, farão utilização da mesma rede.

 O idioma dependendo do contexto do uso do aplicativo pode ser uma grande oportunidade de utilização real de outra língua em sala de aula, nos momentos de construção em grupo e de ampliação de estudo, No entanto, as utilizações devem respeitar o montante de leitura necessário por faixa etária.



 Salvar a produção pode ser um recurso necessário para retomadas e publicações, quando não houver esta possibilidade deve-se levar em contexto a função didática da utilização do aplicativo.
 O travamento pode ser um problema durante a aplicação com os alunos, mesmo em momentos de estudo fora do ambiente escola.
O mesmo se confere a velocidade, se não travar e for lento para utilização também pode comprometer a utilização em dinâmicas com os alunos.

A pesquisa ainda está disponível para resposta até o dia 30/06/2017 e vocês poderão contribuir com os demais colegas que realizaram o trabalho:
http://www.survio.com/survey/d/D6W1M5B9Y6A5K8A7L

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