sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Piaget - aula em vídeos

Uma maneira de contemplarmos todos os estilos de aprendizagem é a diversificação das formas de abordagem de um assunto, como faremos para o estudo de Piaget em nosso curso. 







quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Mapas e softwares de percepção e autoavaliação

Realizaremos no dia 05/10 duas aplicações com 1,5 hora/aula para contemplar nosso rol de opções didáticas para aplicações com professores, conforme combinamos na montagem do currículo de nosso curso.

1. Levantamento das competências docentes (LCD), disposto nas referências bibliográficas deste artefato didático.

2. Mapa de preferências perceptuais em estilos de aprendizagem (MPA).

Estes softwares estão inseridos na coleção Nossos Valores e serão cedidos para este treinamento, o qual levarei impresso e aplicaremos em sala de aula diretamente com toda a nossa equipe.

Separei uma apresentação para utilizarmos em sala de aula, porém é de livre leitura antes e após nossa atividade prática. 

















terça-feira, 20 de setembro de 2016

Mapas conceituais




Os mapas conceituais auxiliam no entendimento de ideias sobre um assunto amplo, como no caso dos textos que leremos para nosso programa de estudos.

Apresento um artigo que pode auxiliar na construção de mapas conceituais: https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=como+elaborar+um+mapa+conceitual

Estes serão os mapas que utilizaremos em sala no dia 05/10 e que servirão como base para que vocês construam os mapas de cada grupo para publicação nos blogs.






Quando criamos um texto, em particular na Pedagogia, por vezes, nos limitamos ao código escrito e podemos ampliar a maneira de publicação com várias formas de compor um texto: imagem, vídeo, performances, ou seja utilizem a criatividade para compor.


Grupos de produção 05/10/2016

Formamos grupos de produção que lerão os textos enviados via "wetransfer" para a composição em sala de mapas conceituais que serão apresentados em blogs criados pelos grupos (todos os blogs terão acesso por este blog por meio de "link").

São dois textos de base e um artigo, sendo que o artigo é diferenciado para cada grupo.

AEBLI, H. Didática psicológica: aplicação à didática da psicologia de Jean Piaget. Companhia Editora Nacional. São Paulo, 1971.

PIAGET, J. Tradução: AMORIM, M & SILVA, P. Seis estudos de psicologia. 24ª Edição. Editora Forense Universitária. Rio de Janeiro, 1999.

Grupo 1 - Célia, Rosana, Maria do Carmo e Elizabeth - Artigo sobre "Skinner"

Grupo 2 - Thaís, Patrícia e Rose - Artigo sobre "Freinet"

Grupo 3 - Karina, Angela, Solange e Ana Paulo - Artigo sobre "Froebel"

Grupo 4 - Adriana, Ester, Anna e Sabrina - Artigo sobre "Dewey"

Grupo 5 - Denise, Helenise, Evandro e Roseli - Artigo sobre "Rogers"

Grupo 6 - Alessandra, Denise e Karina - Artigo sobre "Focoult"

Grupo 7 - Gorete, Marinalva, Paulo e Patricia -  Artigo sobre "Gardner"

Podem adiantar a construção do blog os grupos que souberem trabalhar com a ferramenta.

O objetivo deste artefato será a publicação dos mapas conceituais de cada um dos textos para que provoquemos atrito entre os pontos de vista, assim poderemos acrescentar novas formas de possibilidades de significação ao estudado.



Interação Construtiva

Interação construtiva realizada com o grupo de estudos: "Gestores da Rede Municipal de Ensino de Peruíbe - SP".


5ª Etapa - Escolha coletiva - os participantes escolheram este texto de um dos grupos para representar a mensagem do vídeo fomentado. O mediador deve permitir que o grupo decida qual a mensagem final que representará todos ao final do processo. 

4ª Etapa - Construção em grupo (seguindo o indicado pelos estudos de Hans Aebli os grupos foram formados com três participantes cada), cada grupo apresentou:

Utilize o texto individual produzido por cada participante e solicite que em grupo formem um único texto que represente o grupo (texto pode ser imagem, representação etc.). Promova a apresentação das produções como em um plenário. 









3ª Etapa - Registro (ao registrarem os discursos tornam-se sucintos, organizados e com maior possibilidades de entendimento) e leitura do texto (cada participante pode ler seu texto de forma livre, mas deve apenas ler, desta forma não poderá estender seu discurso para além do que concluiu no registro).

2ª Etapa - Discurso livre (a explanação deve ser livre, espontânea e o mediador deve permitir que todos concluam suas colocações) dos participantes tratando do que perceberam em relação ao vídeo.

1ª Etapa - Fomentação do assunto (o conteúdo do assunto deve tratar da temática desejada, ou seja, algo que preveja sequências posteriores e refentes ao curso).

- Assistimos ao vídeo "Asas da Liberdade" - https://www.youtube.com/watch?v=dV0PV9uAL3U